Pesquisando e postando na tarde de domingo de carnaval, eis que recebo um email da colega da pós, Carla Bahia. Se já não sabia, não havia ligado o nome à pessoa, fiz questão de buscar e repetir a mensagem, lógico. Figuras como essa aumentam meu apetite intelectual.
A Paciência Viva participa do carnaval de Salvador, graças a mais uma ação solidária de parceiros. Trata- se da campanha “Você tem mãos quase uma cortesia”, uma ação do REINO DA FOLIA que leva à risca o dito “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”. A iniciativa, anual, é uma maneira de colaborar com entidades de utilidade pública. Foram doados abadás e camisas para o Camarote do Reino, trocados por ingressos parciais previamente recebidos. No caso da Paciência Viva, somente camisas. A quantia arrecadada fica na ONG e chega em muito boa hora. O presidente da Paciência Viva, Cláudio Deiró, se diz esperançoso com a ação do REINO: “Parcerias como essa dão fôlego às nossas atividades. Com fé, vamos trocar todas as camisas e solucionar parte dos problemas financeiros e operacionais pelos quais a Paciência Viva vem passando e que se agravaram no final de 2009”, desabafa Deiró.
O folião pode adquirir sua camisae escolher um dos dias para se esbaldar no Camarote que oferece Open-Bar, Boate, Lounge, Ambiente Climatizado, Customização de Figurinos, Praça de alimentação, onde o folião poderá comprar alimentos, além de Posto Médico para pequenos atendimentos. A estrutura está montada em Ondina, o metro quadrado mais cobiçado da festa de Momo. O stand de vendas fica no Shopping Paralela, aberto das 9h às 17h.Para não ficar sem bloco e sem fantasia a ONG Paciência Viva continua sobrevivendo de ações sempre muito bem vindas de parceiros como o REINO DA FOLIA que esse ano escolheu a ONG para direcionar a iniciativa. “Somos muito agradecidos por essa ação, mas é preciso lembrar que nossas atividades se estendem para além dos cinco dias de folia. Continuamos com o sinal de alerta ligado”, ressalta o presidente.
Nesse momento, as atividades da Paciência Viva estão direcionadas para a campanha “Doe seu jornal. Não custa nada, mas vale muito”, protagonizada pelo ator baiano Wagner Moura. A iniciativa, inédita na Bahia, integra o Projeto Ação Reciclar, atividade gerenciada pela Paciência Viva. A ONG tem como metaa coleta de 80 toneladas de resíduo sólido (papel-jornal, papel-revista e papel branco) por mês. Dessa forma, além da diminuição do impacto ambiental, pretende-se assegurar a (re)inserção econômica e social dos catadores com a formação de uma Cooperativa de Catadores de Produtos Recicláveis. “Doe seu jornal...” conta também com a parceria de grandes veículos de comunicação como Grupo A Tarde, Tribuna da Bahia, TV Aratu, Band Bahia e Band News, Irdeb, Grupo Bahia entre outros.
Apesar da adesão pública, a julgar pelos telefonemas recebidos na sede, a meta ainda está muito distante de ser alcançada e, atualmente, corre-se o sério risco de suspender as atividades, por conta de uma ordem de despejo. Para continuar a campanha e atingir os objetivos são necessários, por exemplo, e com urgência, de uma sede/galpão, uma kombi, um caminhãobaú e uma moto para garantir a continuidade dos projetos, e a realização, com eficiência, das coletas nos postos e residências.
Participe! Faça a diferença com solidariedade e responsabilidade!
Não, não foi caso de seqüestro por alienígenas ou coisa que o valha. Muito trampo, reorganização de idéias. Não faltaram boas novidades, esse mês que “estive fora”, lógico. Fui até pro cortejo da Lavagem do Bonfim. Depois de 31 anos, pela primeira vez, com direito a volta de barco sob o visual mágico da Baía de Todos os Santos e companhia apaixonante.
Vamos retomando a escrita no meu espaço bem devagar. É bom estar de volta!