quinta-feira, 17 de julho de 2008

As coisas que só o baiano tem

Quarto em reforma, Zé Paulo sem querer trabalhar, preguiça, frio (e, matemática e conseqüentemente mais preguiça!), muito trabalho (graças a Jah) mas enfim, estou de volta! E no meio do monte de coisas que vi essa semana uma chamou mais atenção: no jeito delicioso que a gente, especificamente baianos, tem de levar a vida, de inventar e se redescobrir no cotidiano. Peguei um ônibus pra Estação Pirajá, pouco mais das 19h. No entra e sai do trajeto, já indo pra Campinas, alguém gritou do outro lado da rua, de dentro de uma barbearia, do primeiro andar do prédio: “ôôo motô, é Estação?”. E, prontamente, o motorista: “é sim..!”. E a figura: “péra aê!”. Desceu os degraus, atravessou a rua e subiu no ônibus. Alguns dos demais passageiros até acharam graça enquanto esperávamos.

Algumas semanas atrás estive numa cidade perto de Santo Antonio de Jesus, outro município distante umas 4horas de Salvador. Ônibus intermunicipal é quase regra: a toda hora entra um vendedor com alguma iguaria, água, refrigerante, cerveja, qualquer coisa que torne a viagem menos estressante! Mas, mesmo sem comprar, já estava achando interessante. Um vendedor adentra com o milho assado na hora (disse ele!!). Alguém se aventurou comprar mas o advertia só ter moedas. Eis que ele me solta: “venha pai com essa moedagem..!” Eu pensei: como assim? O que exatamente ele tinha dito? Será que ouvi certo? E não é que ele repetiu? MOEDAGEM!!!

Fantástico!! Fiquei maravilhada!!! A adaptação, a adequação da linguagem é a expressão mais perfeita da comunicação! Sobretudo aqui, onde às vezes parecemos falar um dialeto inacessível a qualquer outro lugar do país. E isso tudo é criado com muito jeitinho, como se alguém pensasse em criar todas essas pérolas... Esses dias tenho voltado do trampo no mesmo horário, pegando o mesmo ônibus. Fiquei amiga do cobrador. E não é que tenho aprendido novas expressões? Quando tirei os dreads Carlos me disse que tinha ficado filé!

Obviamente não ia fazer feio em perguntar se afinal ele tinha dito que gostou ou não do novo visual. Prestei atenção em algumas de suas conversas com colegas. Descobri que ele achou o novo look legal!

Nenhum comentário: