sábado, 12 de dezembro de 2009

Doação de jornal ajuda na sustentabilidade de projeto de coleta seletiva



Diz-se, no jargão jornalístico, que “as matérias de hoje embrulham o peixe amanhã”. O que você fez com seu jornal de ontem? O que vai fazer quando acabar de ler o jornal de hoje? Pensando nisso é que a Organização Não-Governamental Paciência Viva lançou uma campanha para o descarte consciente do papel-jornal (e também papel-revista). Com o slogan: “Doe seu jornal. Não custa nada, mas vale muito”, uma iniciativa inédita na Bahia, a ONG leva a discussão para dentro das redações dos veículos de comunicação, sobretudo mídia impressa. A campanha integra o Projeto Ação Reciclar e movimenta agora os centros de informação da capital baiana, ressaltando o papel esclarecedor e formador de opinião do jornalista.

“Doe seu jornal” apresenta uma solução para o descarte impróprio do papel-jornal e papel-revista e, consequentemente, agrega valor ao resíduo, viabilizando a pesquisa e produção dos chamados biopotes para o plantio de árvores. Esses utensílios não agridem a natureza, como os plásticos comumente utilizados para o cultivo das sementes. Somente na capital baiana, cerca de 16 mil toneladas de papel-jornal são descartadas mensalmente de maneira imprópria, agredindo o meio ambiente, deixando de gerar renda, reforçando assim as estatísticas da desigualdade social.

A meta é coletar 80 toneladas de papel jornal por mês. A medida visa assegurar não somente a diminuição do impacto ambiental, mas também, a (re)inserção econômica e social dos catadores com a formação de uma Cooperativa de Catadores de Produtos Recicláveis e alcançar a sustentabilidade do Projeto Ação Reciclar.

Além da participação especial do ator Wagner Moura, a campanha conta com a parceria de grandes veículos de comunicação como Grupo A Tarde; Rede Social Bahia; Irdeb; Band Bahia e Band News; Tribuna da Bahia; TV Aratu; Grupo Bahia; Central de Outdoor, e ainda o Instituto Ecodesenvolvimento. Para tanto, estão em funcionamento os postos de coleta em alguns dos grandes centros de convergência na cidade para doação de jornais a exemplo dos Shoppings Piedade e Salvador.

Através de um convênio com o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Programa de Educação Ambiental (PEA) da ONG Paciência Viva está presente também nas principais escolas particulares de Salvador, com a realização de diversas atividades lúdicas e pedagógicas. Sartre COC, São Paulo, Anglo Brasileiro, 2 de Julho e Faculdade Ibes/Facsal estão entre as instituições de ensino que já firmaram parceria com a ONG. Esses estabelecimentos, a partir de fevereiro, se tornarão postos de coleta abertos ao público em geral. Jornais e revistas podem ainda ser entregues na sede da Paciência Viva, no Rio Vermelho.

Visite nosso site: http://www.pacienciaviva.org.br/
Participe da campanha!
Colabore doando jornais e revistas.

 
Fonte: release enviado aos meios de comunicação em Salvador

Nenhum comentário: