terça-feira, 29 de junho de 2010

Gol contra

Quem lê esses últimos posts, depois de tanto tempo sem escrever, vai pensar até que estou me tornando uma velha chata! Não desconsidero a hipótese, afinal, nas proximidades da “idade de cristo” você já acumulou ideias, comportamentos e experiências, tem noção do que é certo ou não (ao menos de uma perspectiva própria!). Assim tenho “encarado” esse movimento (ou a falta dele) em função dos jogos da copa do mundo. Não consigo torcer. Não dá pra orgulhosamente vestir a camisa! Para mim tá tudo errado! Como é possível parar tudo e esquecer da vida a esse ponto?

Meu raciocínio é prático, matemático e caceteiro: você está trabalhando? Se estiver, tá ganhando bem, sem concluir que mais um mês seu orçamento ficou apertado por um motivo qualquer? Como ficou sua conta de luz depois daquela roubalheira da Coelba em nossas cobranças, comprovadamente irregulares? Buzú, trânsito. Quando você sai do trabalho, consegue chegar logo em casa? Será que esse metrô piada, que liga nada a lugar algum, ajudaria mesmo na volta pra casa depois de um dia de cão?! Conseguiu tomar as vacinas de um mês atrás, a da meningite, por exemplo? Já precisou de um posto de saúde no seu bairro? Espero, sinceramente, que não.

Me conte mais: tem saído à noite? Tá tranqüilo ir jantar num lugar bacana e voltar pra casa depois das 21h? Estou considerando que tenha um carro comprado em 36 meses, tendo aproveitado estar livre do imposto numa “promoção bacana” do governo federal! Falando nisso, onde tem abastecido seu carro o combustível é adulterado ou percebeu qualquer forma de cartel? Só foi dado o peixe, né?!

Ontem sai pra ir ao médico, passei no shopping pra comprar uns remédios e fui surpreendida: o estabelecimento ia fechar às 14h porque tinha jogo do Brasil às 15h30 e NÃO ABRIRIA MAIS EM PLENA SEGUNDA-FEIRA! Na correria, fiz metade das coisas previstas que precisava fazer. ABSURDO SEM TAMANHO! Não importa a hora do jogo, todo mundo para e até ônibus parece ter diminuído a frota...! Não dá pra torcer. As coisas não andam tão boas, tão certinhas a ponto de comprar camisa, boné, fazer festa pra ver a seleção jogar... E que nem tá jogando tanto assim!!! Não vejo motivos pra interromper meus afazeres e assistir uns caras já ricos "jogarem uma pelada" e enfiar mais dinheiro no bolso!!

Não é que não goste de futebol ou que jamais tenha feito essas papagaiadas. Já e muito. Mas o tempo passa e as coisas continuam no mesmo lugar. Ou melhor, exceto a coerência, para alguns poucos. Passada a copa, vem a eleição de outubro e o patriotismo escorre pelo ralo. O ralo de onde vem o mau cheiro exalado, infelizmente, de nossa máquina pública corrompida. Se a gente conseguisse torcer, exigindo boas escolas e faculdades públicas; bom atendimento médico; transporte público eficiente, e de qualidade; segurança pública eficaz. Quando a transparência e eficiência for uma prioridade no setor público, talvez eu tenha motivos pra torcer. Talvez bote mais fé no meu país. Talvez até vista a camisa!

Como diria uma amiga minha sobre esse assunto: “Seria bom que a vitória do time do Brasil significasse a vitória do povo brasileiro também”.

2 comentários:

lohanna disse...

ESSE FOI O PIOR BLOG QUE EU JÁ VI, PIOR ATÉ QUE O MEU !

Robson Reboucas disse...

Você anda reclamando de tudo. Né.