segunda-feira, 9 de maio de 2011

Doe seu jornal também no Salvador Norte Shopping

Moradores da Região Metropolitana de Salvador e bairros próximos ao Aeroporto Internacional já podem descartar apropriadamente seu jornal, revista e todo tipo de resíduo em celulose (à exceção de papelão). É que o Salvador Norte Shopping é o mais novo parceiro da campanha “Doe seu jornal. Não custa nada, mas vale muito”, idealizada pela ONG Paciência Viva. O público que visitar o shopping já vai poder aproveitar para fazer a doação nos postos de coleta localizados nos pisos G e L1.

O objetivo é estimular a coleta seletiva e posterior reciclagem de jornais e contribuir para a preservação do meio ambiente. “A filosofia de responsabilidade socioambiental do Salvador Norte Shopping está alinhada à missão da Paciência Viva, que é de incentivar a preservação ambiental e a geração de renda através da coleta seletiva. Acreditamos que o fluxo diário do Salvador Norte Shopping, que é o primeiro grande centro de compras situado próximo à Rótula do Aeroporto, garantirá maior visibilidade à campanha e colabore para estimular a conscientização das pessoas sobre o assunto”, pontua o superintendente Pádua Gonçalves.

“Diariamente moradores de Itapoan, Piatã, São Cristóvão, Vilas do Atlântico e outras localidades do entorno entram em contato com a ONG a fim de colaborar com a campanha. Uma demanda antiga que enfim poderemos atender”, pontua Cláudio Deiró, diretor da Paciência Viva. Ainda segundo ele, “Doe seu jornal…” foi desenvolvida para que as pessoas levassem suas doações nos postos espalhados pela cidade e a população tem desempenhado seu papel, demonstrando sua preocupação ambiental através dessa mudança de hábito: as caixas disponibilizadas nos centros de convergência, como os shoppings centers, têm dado excelente retorno e são responsáveis por mais da metade do material coletado mensalmente pela ONG.

Para Fabiano Mehmeri, Coordenador de Projetos Sociais do Salvador Norte e Salvador Shopping, o apoio a projetos socioambientais é um alicerce em ambos os empreendimentos. “Aqui a preocupação com a sustentabilidade é mais que um conceito. Os shoppings foram construídos utilizando uma série de medidas ambientalmente responsáveis como coleta seletiva, captação e reaproveitamento de água da chuva, esgoto a vácuo entre outros procedimentos”, assegura Mehmeri . O coordenador disse também que as atividades socioambientais são realizadas no Salvador Norte desde sua inauguração, mas num trabalho de bastidor. “Agora vamos divulgar nossas ações. Queremos que o público frequentador do Norte Shopping compartilhe de nossa preocupação ambiental e se sinta inserida no processo, colaborando com campanhas como a desenvolvida pela ONG Paciência Viva”, ressalta Fabiano.

Ainda para 2011, a ideia é que as parcerias dos centros de convergência possam ser intensificadas, com maior exposição interna da campanha e investimento no kit de divulgação. Inaugurado ano passado, o Salvador Norte Shopping chega pra somar forças e, junto aos shoppings Salvador e Piedade, abre espaço para a sustentabilidade, a partir da coleta seletiva.

A campanha “Doe seu jornal. Não custa nada, mas vale muito” integra o Projeto Ação Reciclar e já evitou, em dois anos de atividades, que cerca de 200 toneladas de jornais fossem descartadas impropriamente na natureza.

Nenhum comentário: