sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Devolvam meu folclore, não quero seu Halloween!

Tava ouvindo rádio mais cedo e lá pelas tantas o locutor falou dos preparativos das escolas para a festa de halloween... Foi quando me dei conta de que as lojas estavam sim exibindo nas vitrines máscaras horrendas, chapéus de bruxa, vassouras, chapéus com facas enfiadas, um horror...

Me dei conta também, puxando da memória (de capacidade por vezes duvidosa), que em agosto, mais precisamente dia 22, fora a escolinha de Gabriel, não lembro de citações ou manifestação folclórica.

Mas pra onde foi mesmo o saci? Com uma perna só não deve ter ido muito longe, né não?!! “Ctrl” C, “Ctrl” V, de quê mesmo que se faz aqui? Se a gente não conhece a nossa, como copiar sem critérios, elementos da cultura dos outros?

Temos tantas histórias interessantes pra contar, os famosos “causos”, nossas lendas: Boto, Curupira, lobisomen (se é pra dormir assustado, que seja com nossas histórias afinal). Não entendo essa necessidade de trazer contos que não nos dizem nada... É como usar uma blusa xadrez com amarelo e vermelho e uma calça xadrez com marrom e cinza... Que combinação?

Me chamem de saudosista mais uma vez, mas não troco ter saído fantasiada, trocentos anos atrás, num desfile de rua da escola, pra curtir uma festa à meia-noite, com um Fred Kruger atrás de mim.... Eu hein?

Nenhum comentário: