domingo, 19 de outubro de 2008

Sua excelência, o eleitor

Uma semana apenas nos separam do novo ou renovado dirigente municipal. Salvador é uma das cidades onde vai haver segundo turno e a briga tá é boa. Quero dizer, a disputa, garantem as pesquisas, está bastante acirrada. A mim, pouca diferença anda fazendo. Me sinto tão descrente que vejo pouca mudança de um candidato pra outro. E, bem sei que uma leva compartilha de meu pensamento.

Esse sentimento cresce a cada vez que preciso conhecer alguma comunidade, ouvir os reclames de quem precisa de coisas básicas como água e rede de esgoto e diz já ser conhecimento “das autoridades”. Conto nos dedos situações durante esses meses que trabalhei pelo jornal que favoreçam esse ou aquele candidato.

Campanhas de baixo nível, muita sujeira nas ruas, propostas vazias, jingles que provocam dor de cabeça mais que lembranças. Vou estar no plantão do jornal mais uma vez, correndo as ruas e constatando também o quanto somos o reflexo do que está lá: nas câmaras, nos gabinetes, nas residências oficiais. Fazemos as mesmas coisas em menor ou maior proporção: infringindo regras, violando leis em prol do próprio bolso, usando o que é público em benefício próprio. Um verdadeiro efeito cascata, em proporção de uma bola de neve.

Mas domingo tá aí. E a gente que não saia pra escolher um deles. Rezo pelo dia em que votar seja facultativo!
é

Nenhum comentário: