segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Tistu, pão com goiabada e Tia Nastácia

“Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo”. Por muitas vezes eu ouvi esse pedacinho de música pela manhã. Acho que enquanto me arrumava pra escola. Escolinha Dom Pixote. Tão bonitinha, toda azul, com um dom pixote desenhado entre lápis, borrachas e cadernos na parede (acho que era isso). Íamos caminhando. Morávamos perto. No trajeto, a parada estratégica: comprar o lanche. Eu lanchava todas as vezes o delicioso sonho da padaria Fátima na entrada do Engenho Velho. Coberto com pouco açúcar, mas sempre bem recheado com goiabada... Humm...cia! que delcom goiabada.. elicioso xotyeinha elo" que delícia! Tá, confesso que fiel ao mesmo acepipe anos a fio, levei algum tempo sem querer ver sonho em minha frente!

Mas, voltemos à sessão recordar é viver. Depois do nascimento de Gabriel e agora com a chegada de Angélica, é quase inevitável comparar os tempos. E devo constatar, sem a menor sombra de dúvida, que minha infância foi perfeita! Não fui uma criança que aprontava. Bem ao contrário. Era o tipo de menina que deixava de brincar com meus primos pra ler O Menino do Dedo Verde e partituras de piano. Que nojenta! Acabei invertendo o processo. Hoje eu acho massa tomar sorvete e melar o nariz de quem me acompanha.

O fato é que com crianças em casa, a gente acaba prestando mais atenção no que passa na tv, por exemplo. Acho que agora até mudou, mas uns meses atrás, assistindo de novo o Sítio, levei um susto. Na verdade, fiquei muito p. da vida. Mexeram tanta coisa que Lobato deve ter virado 360º no túmulo. Nada contra Dona Benta acessar internet, mas daí botar silhueta na Cuca, foi um pouquinho demais: Aquele jacaré, que junto ao Minotauro, por noites apavorou meu sono e só me deixava ir ao banheiro de galera! A Cuca tava tão gostosa que em vez de pavor ia acabar despertando a libido dos meninos...!

E não foi só isso. Não lembro de outra forma de amor no Sítio que não a fraternal. Não é que Narizinho tava brigando com uma outra menina, disputando um garoto, depois de ter beijado o guri na boca? Eu, hein?! Olha, podem me chamar do que quiserem: atrasada, saudosista. Continuo achando que programação pra criança é pra criança. Curto muito a TVE. Embora, não tenha entendido ressuscitar aquelas aberrações dos Teletubies. E eu nem comecei falar desses desenhos japoneses com sangue escorrendo e poderes com nomes ultra-mega-power-super-estrombólicos.

E como a gente faz, se por uma série de motivos não dá pra sair? Cercamos nossas crianças em “mundinhos quadrados com direito a todas as polegadas” e criamos teleguiados em série. Não importa se tv a cabo ou escolhendo montes de filmes na locadora. Inventar brincadeiras em casa? Os meninos dificilmente têm paciência hoje com algo que não tenha botões. Pra que diabos esses meninos querem celular com câmera, laptop? Eu, hein?! Entendo que às vezes é cômodo mesmo. A gente entrega e larga lá.

Claro que via tv, mas muito pouco. Quase sempre desenho animado. Bem queria que essa gurizada pudesse ver a diversão de escolher a roupa do domingo, quebra-cabeças, andar de trem, jogar gude, brincar com as galinhas e o cachorro no quintal. Mas nada de pitbull, o bom e velho vira-latas! Esperar o avô preparar aquele pãozinho quentinho com goiabada e tomar um suco de frutas (nera poupa não, viu?).

Muito diferente de hoje, não lembro de problemas reais que me impedissem de sair às ruas, mas recordo de mãe sempre por perto, mesmo sendo agente de polícia. Talvez até por isso. Meus tios também estavam conosco muitas vezes incentivando a leitura e nos inserindo no mundo da boa música. Além disso, pra falar a verdade, até o ensino era mais cobrado. Não tinha tempo pra ficar de bobeira!

Me resta ir curtindo os especiais de fim de ano e as Festas Ploc! da vida. Acho que sou a única pessoa da minha idade que chora ouvindo Chico cantar O Caderno. E como se anda é pra frente, vamos seguindo. Eu vou daqui com Gabriel (que completou 5 anos ontem) me ensinando como tirar a legenda dos filmes sem ter que necessariamente parar o DVD.


Imagem: Banco de imagens SXC

2 comentários:

Anônimo disse...

Aí, blau blau...
blau, blau... rsrsrsrs

Anônimo disse...

Foi mais ou menos assim que descobri a mensagem das meninas superpoderosas.
Perguntinha: dá para tirar aquele N dos encantados?